Escolha uma Página

Resina Catiônica Aniônica

Descrição

As resinas catiônica e aniônica são resinas de troca iônica com características sólidas, de modo que, quando uma solução líquida passa por sua estrutura, elas retêm os íons da solução e liberam íons equivalentes em seu lugar.

Os processos de tratamento de solução/líquidos que utilizam resina catiônica e aniônica são chamados de desmineralizadores. Nesse tipo de sistema, ocorre, na coluna com resina catiônica, a substituição de íons com características catiônicas por íons de hidrogênio (hidrônio). Na coluna com resina aniônica, por sua vez, ocorre a substituição dos íons com características aniônicas por íons de hidroxila.

A obtenção das resinas catiônica e aniônica é realizada por meio da polimerização de um composto com características orgânicas com estirenos na forma de copolímeros (80%-92%) e por meio da adição de divinilbenzeno (8%-20%).

Durante o processo de obtenção, peróxidos e compostos são misturados com a finalidade de estabilizar a reação. Dessa forma, há a formação de pequenas gotas suspensas que, com a elevação da temperatura, transformam-se em gotas viscosas e, ao final da reação, formam pequenas esferas, também chamadas de matriz.

Ao adicionar mais divinilbenzeno, a resina resultará na forma reticular; porém, ao adicionar menos divinilbenzeno, a resina resultará no tipo gel.

Depois desse processo, os grupos funcionais são adicionados à estrutura do benzeno, com a finalidade de atribuir a característica de resina catiônica e aniônica forte ou fraca.

Quando o ácido sulfônico é adicionado, a resina apresenta características fortemente ácidas; ao adicionar o ácido carboxílico, por sua vez, a resina terá característica fracamente ácida.

O quaternário de amônio é utilizado para a resina aniônica quando se pretende produzir uma resina fortemente básica, e a amina terciária é adicionada quando se pretende produzir a resina fracamente básica.

RESINA CATIÔNICA E ANIÔNICA NA DESMINERALIZAÇÃO

As resinas catiônica e aniônica são usadas no processo de desmineralização para remover os sais minerais, seja em colunas separadas, misturadas ou em sistemas que envolvam uma coluna contendo as resinas catiônica e aniônica separadas e uma terceira coluna com as resinas catiônica e aniônica misturadas. Neste último sistema, pode-se obter uma água de excelente grau de purificação e níveis muito baixos de condutividade (medida indireta utilizada para sólidos dissolvidos).

No processo em que se utiliza a resina catiônica e aniônica, são usados ácidos, sobretudo o clorídrico ou o sulfúrico, para a regeneração da resina catiônica e a soda cáustica para a regeneração da resina aniônica.

FILTRAÁGUA: DESENVOLVENDO SOLUÇÕES INTELIGENTES
Localizada em Vinhedo (SP), a Filtrágua disponibiliza as tecnologias mais avançadas para sistemas de tratamento de água. Nossa empresa busca, no polos tecnológicos, as melhores opções e está, cada vez mais, empenhada em disponibilizá-las a nossos clientes.
Os produtos que nossa empresa oferece são inovadores e possuem o melhor custo-benefício do mercado. As parcerias firmadas com nossos clientes têm grande valor e, por isso, buscamos oferecer soluções técnicas e economicamente viáveis para cada projeto.

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Resina Catiônica Aniônica”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *